Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Sala do professor

Atenção, educador!

Aqui, você terá acesso a planos de aula, pôsteres e vários outros materiais desenvolvidos pela Divisão Educacional da Editora Horizonte para trabalhar a educação ambiental e enriquecer o conhecimento de seus alunos. Confira:

GUIA / ENERGIA NO BRASIL E NO MUNDO

ALIMENTOS: A ENERGIA DO CORPO HUMANO



ENERGIA: FORMAS E FONTES



PÔSTER / A MINERAÇÃO NO BRASIL: ONTEM E HOJE




CONHECENDO OS ALIMENTOS




O RIO TIETÊ AO LONGO DE SUA HISTÓRIA




GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

O Tietê é, sem dúvida, um dos mais conhecidos rios do Brasil e sua importância fica evidente ao se analisarem as várias referências feitas a ele por historiadores, geógrafos, técnicos e cientistas, poetas e prosadores e, sobretudo, pelo depoimento das pessoas comuns que se acostumaram a conviver com o rio. Hoje o rio é utilizado para inúmeros propósitos, como a geração de energia, o abastecimento doméstico de água, o lazer, a navegação e, também, infelizmente, para o despejo de toneladas de esgoto doméstico e de efluentes industriais.




CONSUMO CONSCIENTE

O mundo de hoje é regido pelo consumo. Pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias, mesmo crianças, fazem escolhas diante das alternativas expostas no mercado em produtos e serviços. Se a vida humana está intimamente ligada ao consumo, por que não o transformar em ato de cidadania? Afinal, o ato de consumir requer o uso sábio e menos destrutivo de nossos recursos naturais, como uma forma de garantir o bem-estar das futuras gerações.

Mas qual é o poder do cidadão comum dentro do mercado de consumo? Como formar cidadãos capazes de compreender e fazer escolhas que evitem o desperdício?









A INTERAÇÃO DO HOMEM COM A FLORESTA

O uso da floresta de forma sustentável é viável, como nos ensinam os povos que vivem nela. Comunidades tradicionais, sua cultura e a interação com a paisagem são os tópicos desta seqüência didática, voltada para o sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental. O roteiro de aula tem como base o conhecimento sobre a biodiversidade que esses povos possuem, no ambiente onde estão inseridos e a sua preservação.

Publicado em 19/09/2008


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo