Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Revista Horizonte Geográfico

Uma nova visão do mundo pelos olhos da sustentabilidade

Desde 1987 no mercado, a revista Horizonte Geográfico apresenta uma visão de mundo sob a ótica da sustentabilidade. Com reportagens que integram perspectivas ambientais, sociais e culturais, a revista apresenta imagens e textos inovadores sobre o mundo que nos cerca, com foco principal no Brasil.

Cada edição traz a seção Horizonte Sustentável, que analisa e divulga práticas que contribuem para o desenvolvimento verde, mesclando interessantes reportagens, notícias e entrevistas.

Horizonte Geográfico é uma revista de expressão nacional que enfoca temas sobre meio ambiente, cultura, desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. Conheça mais sobre esta história a seguir:



1987: nasce a revista Horizonte Geográfico

Da divulgação do relatório "Nosso Futuro Comum" à Avaliação do Milênio, conheça o que mudou nas áreas de meio ambiente, patrimônio histórico, natureza e geografia do Brasil e do planeta desde 1987

Em 1987 ocorreram alguns fatos importantes para a percepção da complexidade do mundo em que vivemos e da interação entre seus componentes. Naquele ano ocorreu a assinatura do Protocolo de Montreal, em que, pela primeira vez, representantes de dezenas de países concordaram em eliminar diversos compostos químicos, produzidos artificialmente pelos processos industriais, para não prejudicar um bem comum do planeta – a camada de ozônio que protege a Terra da ação dos raios ultravioleta do Sol.

Aquele foi também o ano da divulgação pela ONU do relatório Nosso Futuro Comum, em que os governos assumem, novamente pela primeira vez, a responsabilidade de todos sobre os fenômenos ambientais que afetam a humanidade. O relatório serviu de base para a organização da segunda reunião internacional sobre meio ambiente e desenvolvimento, a Rio-92, e para a elaboração de vários outros textos, oficiais ou não, cujo objetivo foi proteger a natureza e o patrimônio cultural das nações e constituir, na prática, o verdadeiro desenvolvimento sustentável.

Entre tantos acontecimentos importantes, o ano de 1987 viu o nascimento de Horizonte Geográfico. Nesses anos de existência, a revista acompanhou os fatos relevantes que ocorreram de bom e de mau para o planeta – fatos que nossos leitores poderão relembrar nas próximas páginas. Pode-se dizer que foram anos de conscientização do que o homem pode causar ao ambiente, culminando com um alerta preocupante: a divulgação da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, mostrando que 15 dos 24 ecossistemas do planeta estão sendo degradados ou usados de forma insustentável.

Publicado em 29/10/2012


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo