Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Cadê o gelo que estava aqui?

Derretimento das calotas polares preocupa e pode trazer graves danos ao meio ambiente

Muito tem se falado sobre o Ártico, o seu derretimento e ele ser o novo alvo das petroleiras. Mas pouco se fala sobre tudo o que ocasiona este cenário e as consequências que isto pode causar ao planeta. Uma das principais causas do derretimento das calotas polares é o aquecimento global. Fator muito ligado aos combustíveis fósseis, do qual a economia é massivamente dependente e agora os procura no subsolo marinho dos polos, onde há grandes quantidades de óleo e gás.

Mas qual a real importância de toda essa “água congelada” planeta?

Podemos destacar seis: É lar de humanos e animais, reflete a luz do Sol, ajuda no controle climático, influencia as correntes marinhas, isola o ar e conserva o metano.

De acordo com o site Mother Nature Network, o Ártico passa por grandes mutações ano a ano, mas, em média, seu volume tem caído 13% a cada década. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA) revela ainda que em 2015 foi registrado o quarto pior nível de gelo da história e que há nove anos temos o pior verão na região.

Para mostrar essa diferença, o fotojornalista sueco Christian Aslund fez uma série fotográfica da região, comparando o ano de 2002, com o com o início dos anos 1900.

As diferenças são surpreendentes. Confira:

foto:

foto:

foto:

foto:

foto:

foto:

foto:

Imagens: Christian Aslund/Instituto Polar Norueguês

Destaques Horizonte:
Urso polar: espécie sofre cada vez mais com o degelo no Ártico
Área verde do Ártico aumenta com ação do efeito estufa
A última fronteira do Ártico

Publicado em 17/03/2017


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo