Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Viagem, de bonde, pelo tempo

Museu apresenta a evolução dos transportes público do país

foto: Horizonte
Só no ano de 2016, 15.800 pessoas, e 142 escolas, visitaram o museu (Imagem: Horizonte)

Mobilidade. Talvez essa seja uma das palavras mais ditas nos dias de hoje. As pessoas querem, governantes prometem, entidades e ONGs são desenvolvidas apenas para pensar nisso. Mas o que veio antes dos quilômetros e quilômetros de metrô? E dos ônibus menos poluentes, com Wi-Fi e entradas para carregar o celular? Esclarecer essas e outras dúvidas sobre o passado dos transportes e das cidades é a missão do Museu do Transporte Público, em São Paulo. 

foto: Horizonte

Inaugurado em 20 de março de 1985, o museu tem um acervo riquíssimo, endossado por doações de colecionadores e instituições privadas. No passeio pelo museu podemos encontrar relíquias do transporte público nacional, como o primeiro bonde a circular no país, o primeiro trólebus brasileiro e as habilitações expedidas em nosso território.

Durante a visita, somos convidados a uma viagem em seu jardim, que tem bancos e luminárias que retratam os anos 1920, ou no salão de fotografias, que mostra como era a cidade no século XIX, com os bondes circulando. Além dos veículos, os visitantes tem acesso a mais de mil livros, 1.500 fotos, peças de veículos, móveis e objetos que nos apresentam a evolução do setor.

foto: Horizonte

O museu foi fundado por Gaetano Ferolla, ex-funcionário da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), que se empenhou durante anos na idealização e concepção do local. Após seu falecimento, em 1991, o espaço passou a chamar-se Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, em sua homenagem. Hoje o local é mantido e administrado pela SPTrans.  Ele fica na Av. Cruzeiro do Sul, 780, e a entrada é franca.

Destaques Horizonte:
Exposição “A história dos transportes”, em São Paulo
O desafio da mobilidade
Índia terá trens com energia solar

Publicado em 01/03/2017


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo