Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Garrafas PET transformam-se em escolas

ONG retira lixo de comunidades carentes e o transforma em salas de aula

foto: HugItFoward/Divulgação
Todo o processo de "produção" da escola é feito com a ajuda de voluntários da própria comunidade (Imagem: Hug It Foward/Divulgação)

Em regiões de baixa renda, a produção de lixo é significativamente maior do que em regiões com maiores condições. Mas, ironicamente, nas regiões de baixa renda o sistema de coleta é mais escasso e ineficiente. Outro ponto destoante, dos tantos, entre as partes é que, mesmo sendo mais populosas, as regiões periféricas têm muito menos acesso às escolas. Após notar estes dois problemas, que a primeira vista não teriam conexão, uma iniciativa tem causado impactos positivos em comunidades carentes na América Latina.

foto:
Hug It Foward/Divulgação

Através de uma solução inovadora a ONG Hug It Forward leva, desde 2009, educação e conscientização ambiental à regiões mais necessitadas. Com garrafas PET e resíduos não biodegradáveis, já construiram mais de 70 escolas em países como Guatemala e El Salvador.

Cerca de 6.500 garrafas PET são reutilizadas para a construção das escolas, formadas por duas salas de aula. As garrafas e os resíduos que as preenchem são coletados com a ajuda da população local, envolvendo-a no processo de “criação” da escola e colaborando para que na região haja mais consciência ambiental e empoderamento social, através da capacitação oferecida pela ONG.

foto:
Hug It Foward/Divulgação

No site da organização, há um manual, gratuito, que instrui aqueles que desejam replicar a iniciativa. Além disso, também por lá, é possível se cadastrar como voluntário e fazer doações.

Destaque Horizonte:
PET se transforma em lâmpadas
Cidade de plástico
Tecnologia transforma plástico em combustível 

Publicado em 20/02/2017


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo