Horizonte, educação e comunicação

ONLINE

Humanos transformam mais o planeta do que a natureza

Os impactos causados pela sociedade são 170 vezes maiores do que as ações naturais

foto: steve morgan greenpeace
As emissões de gases do efeito estufa são grandes aliadas no aumento de 1,7 grau Celcius na temperatura do planeta (Imagem: Steve Morgan/Greenpeace)

Não é segredo para ninguém os grandes, e problemáticos, impactos que os humanos causam no planeta. Efeitos esses que são grandes estimuladores do aquecimento global.  Porém uma equação matemática, desenvolvida pelos pesquisadores, Will Steffen e Owen Gaffney, do Centro de Resiliência de Estocolmo, revelou o real impacto que estamos causando à Terra. A chamada ‘Anthropocene Equation’, ou Equação do Antropoceno em tradução livre, mostra que os seres humanos foram capazes de elevar a temperatura do planeta muito mais rápido do que as forças naturais.

“A magnitude humana na mudança climática parece mais uma chuva de meteoros do que uma mudança gradual”, comentou Steffen ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com os pesquisadores, as forças geofísicas e astronômicas provocaram uma taxa de variação de 0,01 grau Celsius por século. Enquanto os humanos, só nos últimos 45 anos, impulsionaram o aquecimento a 1,7 grau Celsius por século, com as emissões de gases do efeito estufa.

“Não estamos dizendo que as forças astronômicas de nosso sistema solar ou processos geológicos desapareceram, mas em termos de seu impacto em tão curto período de tempo, elas são agora insignificantes em comparação com nossa própria influência”, completa Steffen.

A equação, que inclui as mudanças causadas na atmosfera, nos oceanos, nas vias navegáveis, nas florestas, nas zonas úmidas, nas camadas de gelo e na biodiversidade, indicou que os humanos conseguiram alterar o planeta 170 vezes mais rápido que as forças naturais.

Gaffney e Steffen alertaram também que manter este tipo de postura poderá causar grandes colapsos em nosso planeta. O artigo completo pode ser lido na revista The Anthropocene Review.

Destaques Horizonte:
Aquecimento global tem grande impacto no Ártico
Amazônia está entre regiões mais afetadas pelo aquecimento global
Aquecimento global já afeta cardumes nos oceanos