Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Nascem primeiras onças-pintadas em refúgio

Esta é a primeira vez que o animal se reproduz em cativeiro

foto: Divulgação
Valente (à esquerda) e Nena (à direita) realizaram sonho antigo dos profissionais de biólogos e veterinários (Foto: Divulgação)

Na última semana, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), registrou o nascimento de dois filhotes de onças-pintadas, os primeiros em cativeiro.

Nena e Valente, os progenitores, se aproximaram rapidamente, há apenas três meses, quando ela chegou ao refúgio. O local, que já é referência na reprodução de outras espécies – como harpias e antas – tinha como sonho a procriação das pintadas. A fêmea foi doada ao Refúgio em setembro, e acreditava-se que tal aproximação entre o casal só aconteceria em um ano.

Ao começar a dar sinais de gestação, há duas semanas, Nena foi retirada do recinto principal para assegurar a vinda dos bebês. Agora, ela e seus filhotes estão em uma maternidade isolada, no Zoológico Roberto Ribas Lange, dentro do RBV, onde recebem todos os cuidados.

Os dois filhotes são melânicos, isto é, possuem a pele preta, como a da mãe. Porém a diferença é apenas uma questão de pigmentação, sendo todos da mesma espécie, Panthera onca.

Até março, apenas Valente será mantido na área de visitantes, para garantir a integridade dos filhotes e evitar estresse da mãe. Caso o desenvolvimento dos bebês continue bom, na próxima semana serão realizadas as primeiras fotos e, daqui dois meses, eles poderão ser conhecidos pelos visitantes.

 “Valente e Nena eram filhotes órfãos quando foram resgatados e não conseguiriam sobreviver na natureza. Hoje, eles têm o papel fundamental de contribuir para reprodução da espécie em cativeiro. Quem sabe um dia seus descendentes possam voltar à liberdade”, comenta Wanderlei Moraes, médico-veterinário da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu.

Destaques Horizonte:
Onça-pintada corre sério risco de extinção na Mata Atlântica
Onça que dá em árvore
Cientistas fazem mapeamento genético da onça-pintada

Publicado em 09/01/2017


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo