Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Rock in Rio inicia plantio de árvores na Amazônia

Ação de festival de músicas ajudará a reflorestar, a preservar águas e a fortalecer a economia na região do Xingu

foto: Rogério Assis/ISA
Milene Alves, jovem coletora da Rede de Sementes, auxilia no plantio inaugural do projeto Amazonia Live (Imagem: Rogério Assis/ISA)

O Amazônia Live, projeto social do Rock in Rio, que pretende plantar mais de um milhão de árvores, em regiões desmatadas das cabeceiras do Rio Xingu, realizou o primeiro plantio, na última semana, de mais de 200 mil árvores. Cerca de uma tonelada de sementes foi plantada na semeadura inaugural para atingir o objetivo de reflorestar as áreas degradadas e proteger as nascentes da bacia do rio Xingu. 

O ponto alto dos três dias de ação foi a preparação e o plantio da muvuca, que consiste em uma mistura de sementes nativas com adubação verde com areia que forma uma estrutura ideal para a formação de florestas. Desta forma, há espécies que vão crescer logo no primeiro mês, pois germinam rapidamente, e logo formarão a cobertura do solo, e outras que demorarão até anos para germinarem.

Além de recuperar mais de 7 mil quilômetros quadrados de floresta devastadas, uma marca não atingida desde 2010, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o projeto ajudará a preservar a água na região, com a reestruturação das matas ciliares, e a fortalecer a economia local, já que utiliza sementes da Rede de Sementes do Xingu. "A rede é uma articulação de cerca de 500 indígenas, agricultores familiares, pesquisadores, organizações parceiras que tem como objetivo reunir os saberes e a diversidade dos povos para coletar, conhecer e valorizar as sementes da floresta", explica Rodrigo Junqueira, coordenador do Programa Xingu do ISA (Instituto Socioambiental).

Para chegar a marca de um milhão de árvores, o festival conta com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), do O Instituto Socioambiental (ISA) e da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), para a implementação e a ampliação do projeto. Além disso, de forma simples, todos podem apoiar a iniciativa. Basta entrar no site do Amazonia Live e fazer a contribuição, de R$ 4,50 + taxas, que se transformarão em uma árvore.

Destaques Horizonte:
Cresce o desmatamento na Amazônia
Agronegócio responde por 90% do desmatamento ilegal
Dia da Amazônia: motivos para proteger

Publicado em 05/12/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo