Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Árvores em centros urbanos podem salvar vidas

Com um gasto médio de quatro dólares por habitante, plantio de árvores pode melhorar a saúde de milhões de pessoas

foto: Parque do Ibirapuera
As árvores tem capacidade de remover um quarto de poluição em até cem metros de distância (Imagem: Parque do Ibirapuera/Divulgação)

A saúde sempre tem destaque nos discursos políticos, carro chefe na maioria das campanhas, as pessoas querem melhor qualidade de vida e os candidatos fazem grandes promessas sobre como cuidarão da população. Mas muitos esquecem que a prevenção pode ser muito mais eficiente, e barata, do que os cuidados posteriores. Um estudo, conduzido pela The Nature Conservancy (TNC), indica que um investimento global de US$ 100 milhões ao ano em plantio de árvores pode oferecer cidades mais frescas e menos poluídas a 77 milhões de pessoas.

O estudo denominado “Plantando Ar Puro” (Planting Healthy Air), publicado durante conferência anual da Associação Americana de Saúde Pública, teve como base pesquisas sobre a limpeza e resfriamento do ar promovidos pelas árvores em cidades estadunidenses e aplicou esses dados em escala global, definindo assim em quais cidades o plantio de árvores teria um real impacto na vida das pessoas.

“Árvores em zonas urbanas salvam vidas e são tão economicamente eficientes quanto as soluções mais tradicionais, como instalar depuradores de chaminés ou pintar os telhados de branco. Árvores podem afetar significativamente as temperaturas e os níveis de poluição locais”, declarou Rob McDonald, cientista responsável pelas cidades do mundo na TNC e principal autor do estudo. 

De acordo com a pesquisa, cidades do Paquistão, Bangladesh e Índia seriam as maiores beneficiadas com esta ação. Na América Latina, Port-au-Prince (Haiti), seria a cidade mais beneficiada. Salvador seria a segunda, Recife a sexta, Fortaleza a oitava e São Paulo fecha o TOP10 das cidades.

Clique aqui para acessar o estudo completo, em inglês.

Destaques Horizonte:
Emissões de gases do efeito estufa sobem no Brasil
Plantar florestas é uma boa idéia
Ameaça pairando no ar

Publicado em 18/11/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo