Horizonte, educação e comunicação
 
 
EDIÇÃO 160

Sertão Dourado

Deserto de águas, como muitos chamam o Jalapão, tem ouro na paisagem das dunas e na mão das artesãs

foto:
Artesanato com capim dourado abre novas oportunidades de renda local para quem vive no Jalapão, no Tocantins (Foto: Lena Trindade)

O artesanato do capim dourado fez com que o mundo chegasse às populações nativas do afastado e inóspito Jalapão. Quem vê as peças de longe e com o sol incidindo sobre elas, tem a impressão de que são feitas de ouro. Bolsas, cestas, pulseiras e chapéus ocupam lugar de destaque nas lojas mais caras de São Paulo e do Rio de Janeiro e são exportadas para mais de uma dezena de países. Mereceram editoriais de moda em revistas como Vogue e Vanity Fair, entre outras. Tanto sucesso chegou rápido, na esteira dos visitantes que descobriram a região, situada no Tocantins, o mais novo estado do Brasil. E já começa a trazer problemas. O capim dourado é matéria-prima frágil que não pode ser cultivada. A exploração sem controle preocupa e pode ameaçar a planta de extinção, sem contar o perigo para o buriti, palmeira utilizada na costura das peças.

A região do Jalapão, por suas peculiaridades que a transformaram em novo alvo do ecoturismo, é também o centro de diversos estudos científicos e ações de conservação. Atualmente, os esforços visam à busca de alternativas sustentáveis de utilização dos recursos naturais, de forma a garantir a sobrevivência das comunidades de artesãs. Entre os estudos, está o da germinação de sementes do capim dourado, uma flor do cerrado que cresce naturalmente nas margens dos vários rios que cortam o Jalapão e de poucos outros lugares – sudeste do Tocantins e município de São Domingos, em Goiás. Nos tempos em que o capim dourado era abundante e o artesanato pouco valorizado, os moradores arrancavam a planta pela raiz para aproveitá-la inteira. Descobriram agora que não é fácil cultivá-la.

Quer conhecer mais sobre o Jalapão, ler a revista Horizonte Geográfico e o Anuário Brasileiro de Boas Práticas em Sustentabilidade, e não pagar nada por isso? Baixe a sua revista digital, ou peça o seu exemplar impresso em: http://www.edhorizonte.com.br/gratis/

Publicado em 09/11/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo