Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Emissões de gases do efeito estufa sobem no Brasil

Desmatamento é o principal responsável pela emissão de poluentes no país

foto: Agência Brasil
As indústrias, que representam 5% da emissão total de GEE no país, tiveram uma redução de 1,2% em relação ao ano anterior (Imagem: Agência Brasil)

A emissão bruta de gases do efeito estufa (GEE) no Brasil cresceu 3,5% em 2015 em relação a 2014, de acordo com o balanço realizado pelo Observatório do Clima. Segundo o relatório, desenvolvido com o Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), no último ano o país emitiu 1,927 bilhão de toneladas de CO2, enquanto em 2014 a emissão foi de 1,861 bilhão de toneladas.

O estudo aponta que o desmatamento foi o principal responsável pelo significativo aumento. Entre 2014 e 2015, as emissões por mudanças no uso da terra cresceram 11,3%. Dentre os principais motivos para isso está a transformação de áreas de mata em pasto ou plantações, que representa 46% das emissões brasileiras, e o desmatamento da Amazônia, que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, teve um crescimento de 25% no último ano.

O setor de energia, segundo maior emissor de GEE do país, registrou queda de 5,3% no lançamento de poluentes em 2015. Além da redução das próprias atividades econômicas, o estudo diagnosticou que houve um aumento no uso de energias renováveis, um fator importante que levou à redução.

A redução no transporte de cargas, fez com que o consumo de diesel caísse em 7,1%, enquanto o consumo de etanol e gasolina permaneceu estável. O estudo indica também a substituição do uso de combustível fóssil pelo renovável, com aumento de 18,6% do uso de etanol e queda de 9,4% no consumo de gasolina. Com isso, as emissões relacionadas ao uso de combustíveis caíram 7,4%.

A agropecuária e as emissões industriais tiveram ligeiros aumentos em relação ao quadro anterior. A agropecuária aumentou apenas 0,6% em relação a 2014, enquanto a poluição industrial, que representa 3% do CO2 brasileiro, teve elevação de 0,3%.

Destaques Horizonte:
Setor energético quadruplica emissões de carbono  
Plantar florestas é uma boa idéia
Brasil deve superar meta de menos gases estufa até 2020


 

Publicado em 31/10/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo