Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Folha transforma Sol em combustível

Sistema utiliza fotossíntese para gerar energia através de folhas

foto:
O sistema torna fácil e barata a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis

Cientistas estadunidenses desenvolveram um sistema em que bactérias convertem energia solar para uma espécie de combustível líquido. O projeto consiste em uma folha artificial, que utiliza catalizadores para transformar a água gerada pelo calor do Sol em hidrogênio e oxigênio, e depois no combustível líquido isopropanol.

O grande diferencial, segundo os pesquisadores Universidade de Harvard, que desenvolve o projeto, é o fato da folha captar a energia solar e conseguir armazená-la, graças a transformação em combustível líquido. Com isso diversas utilidades são agregadas ao produto, que chega a ser comparado com o petróleo, só que barato, fácil de produzir e uma fonte de energia limpa.

Os cientistas ressaltam ainda que o sistema é inteiramente produzido com materiais baratos e acessíveis. Ele também é composto por uma bactéria que consegue se reproduzir a partir do combustível que gera naturalmente, fazendo com que a produção de combustível seja cada vez maior.

Destaques Horizonte:
Sem agredi-las, sistema usa plantas para gerar energia 
Tomates, que iriam para o lixo, viram energia
Piñatex, couro feito a partir de restos de fruta  

Publicado em 16/08/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo