Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Rede de supermercados começa a vender a granel

Pelo fim dos descartáveis, famosa rede de supermercados brasileira passa a vender produtos sem embalagens

foto: divulgação
Entre chocolate e sal do Himalia, são oferecidos 40 tipos de produtos aos clientes da loja (Imagem: divulgação)

Para reverter os dados de que um terço do lixo doméstico gerado pelos brasileiros é composto por embalagens e que 80% delas são descartadas imediatamente após o uso, a rede de supermercados Pão de Açúcar lança o Reutilizar #praserfeliz. Uma das unidades da rede, passou a comercializar produtos a granel, incentivando o consumo consciente e o reuso de embalagens.

A loja localizada na cidade de São Paulo (Av. Ricardo Jafet), oferece 40 tipos de produtos a granel – como grãos, sementes, cereais, chocolate, chás, pimentas, amendoins, sal do himalaia e frutas desidratadas. Os produtos estão dispostos em gôndolas e ficam armazenados em recipientes que utilizam a força da gravidade para funcionar, garantindo qualidade e produtos sempre frescos, já que os itens que entram primeiro saem primeiro.

“O Reutilizar #praserfeliz foi inspirado na mudança de hábitos dos consumidores que estão reavaliando o que é realmente necessário consumir, não apenas por uma questão financeira, mas porque estão adotando hábitos mais saudáveis e sustentáveis em suas vidas. Para o Pão de Açúcar, que tem em seu DNA essas questões, foi um caminho natural evoluir para uma proposta de diminuição de embalagens e educação quanto ao consumo consciente”, conta João Mariano, Gerente de Inovação do Pão de Açúcar.

Funcionários da loja foram treinados para operar os equipamentos e ajudar os clientes a escolherem a quantidade exata que necessitam, prevenindo o desperdício. Os clientes podem levar vasilhames de sua casa, ou então adquirir um dos modelos à venda no mercado.

“Inicialmente, o projeto piloto ficará disponível apenas na loja da Ricardo Jafet, mas iremos implanta-lo em outras capitais e lojas da cidade de São Paulo nos próximos meses”, finaliza Mariano. Segundo a administração da rede, é pretendido que o número de produtos oferecidos suba para 60 até o final deste ano.

Destaques Horizonte:
A primeira cápsula biodegradável de café 
Consumo responsável em rede
Nada se cria, tudo se transforma

Publicado em 12/07/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo