Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Casas populares feitas com plástico e borracha

Construção feita com resíduos, em até 5 dias, garante moradia a pessoas de baixa renda

foto: divulgação
Plástico e borracha são derretidos e transformados em peças que se encaixam, e garantem uma construção 30% mais barata (Imagem: Divulgação)

Oscar Mendez conseguiu de uma só vez resolver dois importantes problemas das cidades: o lixo e a falta de moradia. O empresário e arquiteto colombiano desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e borracha em blocos para construção.

foto:

Mendez derrete resíduos de plástico e borracha e os coloca em moldes, que os transformam em blocos semelhantes a peças de lego gigantes. O material recebe alguns compostos químicos que os tornam resistentes ao fogo e a terremotos.

Além de destacar-se pela matéria-prima utilizada, a ideia também ganha destaque pela facilidade do uso. Isso torna a construção mais rápida e possível de ser feita por qualquer pessoa. Segundo Martinez, esse material é ideal para construir moradias de baixo custo em pouco tempo. O arquiteto diz que uma casa pequena pode ser construída em apenas cinco dias, por quatro pessoas. Em situações mais extremas, um abrigo para 14 famílias pode ser construído em dez dias, por quinze pessoas.

foto:

A empresa de Mendez vai até as comunidades para ensinar o método aos moradores, garantindo autonomia na construção. Mendez trabalha diretamente com as cooperativas de reciclagem, ajudando a gerar renda extra e mais capacitação. Com isso o processo de separação dos materiais e a própria fabricação dos blocos tornam-se ainda mais eficientes.

Mendez afirma que a sua construção custa, em média, 30% menos do que as tradicionais usadas em zonas rurais. Desta forma, ele tem como objetivo levar a tecnologia para construir fundações sociais, organizações-não-governamentais e moradias em comunidades carentes.

Destaques Horizonte:
Cidade de plástico
Casa feita de garrafa pet
A onda verde chega às construções

Publicado em 07/07/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo