Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Lubrificantes tem logística reversa

Instituto desenvolve projeto que destina para a reciclagem as embalagens plásticas de óleo de lubrificante automotivo usadas

foto: Reprodução Jogue Limpo
O Instituto tem como meta a destinação ambientalmente correta das embalagens de plásticas de lubrificantes usadas (Imagem: Reprodução/Instituto Jogue Limpo)

O que acontece com a embalagem depois que você trocou o óleo do carro? Muita gente não sabe, mas os resíduos de óleo dificultam muito a reciclagem de embalagens. Pensando em minimizar os efeitos negativos destes recipientes foi criado o Instituto Jogue Limpo.

No Brasil, apenas 2% do total das embalagens plásticas movimentadas anualmente são de lubrificantes, porém elas merecem a devida atenção.  O resíduo plástico leva cerca de 400 anos para se degradar na natureza, gerando impactos negativos como a poluição e a obstrução de cursos d’água. O seu descarte incorreto é o que mais preocupa os ambientalistas.

Em ação desde 2005, o instituto tem como objetivo incentivar a logística reversa e a destinação ambientalmente correta de embalagens plásticas de lubrificante usadas. Atualmente presente em 14 estados e no distrito federal, a iniciativa  já encaminhou para a reciclagem mais de 478 milhões de embalagens usadas.

Educação Ambiental
Para que a reciclagem se torne um costume de todos, desde a infância, o Instituto oferece uma série de materiais educacionais que proporcionam a conscientização dos pequenos sobre a importância deste ato.

São livros para colorir,  histórias, apostilas e até concursos culturais, voltados para crianças e adolescentes, que pretendem entreter e ao mesmo tempo transmitir valores para a nova geração, para que cuidem melhor do meio ambiente em seu dia a dia.

Os conteúdos  podem ser baixados, gratuitamente, no site do Instituto: www.joguelimpo.org.br

Destaques Horizonte, para você:
Grupo paraense recicla 84 toneladas de óleo 
Ceará terá combustível de óleo de cozinha 
Destino de resíduos perigosos é tema de educação ambiental 

Publicado em 14/06/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo