Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Russos ganham terrenos para cultivos agrícolas

Cidadãos que desejarem trabalhar no campo ganharão terras para produzir

foto: Wikimedia Commons
A ação é semelhante a outras do século passado e pretende equilibrar a distribuição da população do país (Imagem: Wikimedia Commons)

Rússia assina decreto que concede até 2,5 acres de terra ao cidadão que quiser transformar terras vazias em espaços produtivos, principalmente ligados a atividades agrícolas. O objetivo é repovoar o extremo leste do país, que tem densidade pouco superior a uma pessoa por quilômetro quadrado.

A Rússia oriental, que faz divisa com a China, abriga apenas 4% da população total do país. O novo plano de governo é semelhante a projetos de reassentamento já colocados em prática pelos russos no século passado. Na época a proposta atraiu quase três milhões de pessoas para a região de vasta floresta e paisagens maravilhosas.

Diferente da anterior, a ação enfrenta o empecilho de a população estar mais ligada aos hábitos e centros urbanos. Porém as autoridades não enxergam este fato como um problema. “Isso permitirá aos russos, principalmente aos jovens, uma oportunidade para descobrir o Extremo Oriente, é uma chance real de auto-realização”, disse Alexsandre Galushka, ministro para o Desenvolvimento do Extremo Oriente, em declaração à imprensa local. O intuito é que as pessoas possam voltar a se conectar com a terra e com a produção alimentar, que antes era tão forte no país.

Para receber as terras, os cidadãos interessados deverão provar que em cinco anos terão tornado o terreno suficientemente produtivo. Se neste período de tempo as promessas se consolidarem, o Estado passará a posse do terreno ao produtor.  

Para o governo russo, repovoar, desta forma, o extremo oriente da Rússia é o jeito mais fácil e barato de promover a economia local e ajudar o país a ser ainda mais autossuficiente.

Destaques Horizonte, para você:
Conflitos nas montanhas 
Cultivo responsável 
Famílias que põem a nossa mesa 

Publicado em 06/06/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo