Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

O ano das renováveis

Energias renováveis têm recorde de instalações e investimentos

foto: Pixabay
Países em desenvolvimento investiram mais em energias renováveis do que os desenvolvidos (Imagem: Pixabay)

O Relatório da Situação Global das Energias Renováveis 2016, divulgado na última quarta-feira (01/06), pela REN21, revela que as fontes de energia renováveis se tornaram competitivas e já são as principais matrizes energéticas de diversos países.

Segundo o relatório, em 2015, houve recorde de instalações de energias renováveis ao redor do mundo. Além disso, cerca de 150 mil pessoas, que antes não tinham acesso à energia, passaram a ter raças a estar matrizes. Os transportes, conhecidos como os vilões da poluição, também apontaram grande aumento no uso de matrizes renováveis para o abastecimento.

Diversos fatores impulsionaram estes resultados, como o baixo custo que este tipo de energia tem em alguns países, o que a deixa ainda mais competitiva, e novas maior atenção que as governanças globais têm oferecido  às questões do meio ambiente, promovendo o avanço das instalações, principalmente, das energias solar e eólica. Só neste ano, 173 países estabeleceram metas para as energias renováveis e outros 146 elaboraram políticas de apoio. 

Segundo a Secretária Executiva da REN21, Christine Lins: “O que é verdadeiramente notável acerca destes resultados é que eles foram alcançados numa altura em que os preços dos combustíveis fósseis atingiram níveis historicamente baixos, e as renováveis mantiveram-se em situação de considerável desvantagem em termos de subsídios governamentais”.

Porém os investimentos no setor também tiveram grandes avanços no ano de 2015, foram 286 milhões de dólares investidos em eletricidade e combustíveis de origem renovável – sem considerar as matrizes hídricas – em todo o mundo, uma marca história e considerável, avaliando a situação financeira mundial.

Outro destaque importante é que os países em desenvolvimento tiveram, pela primeira vez, maiores investimentos no setor, do que os países desenvolvidos.

Você pode baixar o relatório completo aqui.

Destaques Horizonte, para você:
Brasil terá maior usina solar da América Latina 
Energia limpa: uma realidade mundial 
Energia Solar: uma fonte de energia generosa, limpa e inesgotável 

Publicado em 02/06/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo