Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

São José dos Campos terá mais 97 mil árvores até o final do ano

Prefeitura de cidade paulista pretende rearborizar suas zonas rural e urbana até dezembro

foto: divulgação
Na área urbana o trabalho acontecerá em três etapas que visam o enriquecimento arbóreo das regiões (Imagem: Divulgação)

A cidade de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba (SP), fará, até o final de 2016, o plantio de 97 mil árvores em suas zonas rural e urbana, através de trabalhos coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea) e da Secretaria de Serviços Municipais (SSM).

Zona urbana
Na região urbana o plantio pretende enriquecer a arborização em três eixos de atuação. No mais amplo, serão plantadas 320 árvores por semana, totalizando 10.240 mudas até o final do ano. As plantações ocorrerão na zona central da cidade e nos bairros: Jardim das Indústrias, Jardim Satélite, Santana e Novo Horizonte.

A segunda ação é o plantio de 884 árvores, de aproximadamente 2,5 metros de altura, nas áreas de baixa arborização da cidade. O programa São José Mais Verde atenderá 80 ruas e avenidas nos bairros Vila das Flores, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim República, Jardim Nova República, Jardim dos Bandeirantes e Jardim Santa Edwiges.

A outra ação da SSM em áreas urbanas ocorrerá por meio do Programa de Revitalização de Nascentes, da Semea. Serão plantada 2.100 mudas em áreas de nascente no Jardim Satélite, Campo dos Alemães, Vista Verde, Pararangaba e Jardim São Vicente. O trabalho se dará com o plantio, manutenção e a conservação da região por 36 meses. Nesta etapa o objetivo é a recomposição da mata ciliar em áreas de preservação urbana.

Zona rural
Na região mais afastada do centro, a Semea plantará espécies nativas em áreas de preservação ambiental. Os plantios acontecerão a partir de setembro, quando se inicia a “temporada de chuvas”, promovendo a recuperação da mata ciliar ao longo de nascentes e córregos.

São José, que já possui 130 mil árvores em seu perímetro urbano, continuará os trabalhos em 2017. O projeto pretende plantar mais 126 mil árvores em áreas de preservação permanente e nas nascentes e margens de córregos na Bacia do Rio do Peixe.

Destaques Horizonte, para você:
Campanha estimula a recuperação da Serra do Gandarela 
Os campeões do replantio 
Plantar florestas é uma boa idéia 

Publicado em 01/06/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo