Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Energia limpa: uma realidade mundial

Portugal passa quatro dias abastecido apenas com fontes energéticas renováveis

foto: Wikimedia Commons
A área total de Portugal é pouco mais de 92 mil km², comparando com realidade brasileira, só o estado de São Paulo tem quase 250 mil km² (Imagem: Wikimedia Commons)

Depois da Alemanha produzir mais energia limpa do que poderia consumir, do Brasil anunciar a maior usina de energia solar da América Latina, Portugal teve o seu marco na geração de energia elétrica limpa. Durante quatro dias, ininterruptos, o país utilizou apenas fontes de energia renováveis.

Entre às 6h45 (horário local) do dia 7 de maio, até às 17h45, do dia 11 de maio de 2016, o país abasteceu seus lares, indústrias e empresas apenas com a produção de matrizes renováveis, como a solar, hidrelétrica e eólica, com isso conseguiu ficar 107 horas sem poluir ou prejudicar o meio ambiente, diminuindo significativamente os seus impactos ambientais.

Até o ano de 2013 apenas 23,5% da energia gerada em Portugal provinha de fontes renováveis. Em 2015 esse número saltou para 48%, sendo que 22% oriundos de usinas eólicas.

A captação de energia a partir dos ventos é uma grande tendência em toda a Europa. No ano passado, ela cresceu 42% da Dinamarca, 20% na Espanha, 13% na Alemanha e 11% no Reino Unido.

Estes dados são graças a primavera europeia, que é regada por grandes chuvas e ventos. Os dados apontam que o continente está a caminho de um abastecimento 100% renovável, com redução da emissão de gases do efeito estufa, causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Destaques Horizonte, para você:
Brasil terá maior usina solar da América Latina 
Revolução Energética: relatório projeta cenário favorável para 2050 
Energia Solar: uma fonte de energia generosa, limpa e inesgotável 

Publicado em 23/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo