Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Cerveja amiga da natureza

Marca de bebidas cria embalagem comestível para reduzir as mortes na vida marinha

foto:

Uma das cenas mais comuns da atualidade é a reunião de pessoas para tomar cerveja. Só nos Estados Unidos são consumidos 6,3 bilhões de litros de cerveja, por ano. O detalhe é que normalmente a bebida vem em latas de alumínio embaladas por fardos de plástico.

Como muito se diz, a maioria das embalagens são descartadas de forma errônea, e acabam em nossos oceanos. Lá viram alimento para os seres marinhos, que acabam morrendo por contaminação.

Pensando em todo o problema que suas embalagens têm gerado, a marca de cerveja artesanal da Flórida, Saltwater Brewery, desenvolveu um fardo para seis cervejas feito a partir de trigo e cevada. Tão resistente e eficiente quanto o plástico, a embalagem é segura para a vida selvagem.

Segundo Gustavo Lauria, fundador da marca, cinco moldes, feitos por impressões 3D, foram usados para fabricar o primeiro lote, com 500 embalagens comestíveis e biodegradáveis. A embalagem começou a ser introduzida em abril, em eventos locais e com alto fluxo de turistas. Para ele “isso mostra que através da inovação podemos motivar a mudança que impacta nosso mundo e aquele que vai ficar para os nossos filhos”.

Nestes eventos os consumidores puderam testar a qualidade e a aprovaram. Algumas pessoas investigaram além e resolveram até experimentar a embalagem, já que ela é comestível.

A ideia é produzir 400 mil embalagens por mês, para que toda a demanda da Saltwater Brewey seja suprida. Segundo Lauria, o primeiro lote de produção reduziu o valor do fardo de 10 dólares, para 10 centavos de dólares. “Se a maioria das cervejarias artesanais e grandes empresas implementarem esta tecnologia, o custo de produção vai cair, serão mais competitivas em comparação com a solução plástica atual, e por fim, e mais importante, salvam centenas de milhares de vidas marinha”, conclui ele.

Confira o vídeo (em inglês) da produção da embalagem:


Destaques Horizonte para você:
O desafio das embalagens 
Nadar, até vencer a correnteza 
Nada se cria, tudo se transforma 

Publicado em 20/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo