Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Prédio de garrafa ganha certificado sustentável

Pavilhão cultural feito com PET é o mais novo destaque do LEED de construção sustentável

foto: Divulgação/Ecoark
A construção tem uma área de 2.186 m² que podem ser desmontados e montados em outro local (Imagem: Divulgação/Ecoark)

Jeitos irreverentes de edificações estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Reciclagem e reuso agora já fazem parte da construção civil, os materiais deixaram de ser apenas tijolo de barro e cimento, para dar lugar a materiais que iriam para o lixo. E o Ecoark, ou prédio de plástico, é a mais nova prova de que a sustentabilidade pode estar em qualquer lugar.

Construído com 1,5 milhão de tijolos feitos de garrafa PET, no ano de 2010,  o prédio fica em Taiwan e foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang. O Ecoark foi desenvolvido para ser um grande pavilhão cultural. O local possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. Mas as graças do Ecoark não acabam por aí. A construção tem 2.186 m² que podem ser desmontadas e montadas em outro lugar, a qualquer momento. O que torna a edificação sustentável em sua construção, e, possivelmente, em uma futura demolição.

foto:

O Ecoark só possui esta versatilidade devido ao formato de seus tijolos de PET, que se assemelham a garrafas, mas se encaixam uns aos outros. Com isso a união das PETs forma uma verdadeira colmeia de plástico, como na imagem ao lado.

Segundo Huang, a construção não tem nada de frágil. Ela é resistente a tempestades, terremotos e, até mesmo, furacões. Além de ter uma ótima iluminação natural, que auxilia na economia de energia.

Juntando todas as maravilhas mencionadas anteriormente com placas fotovoltaicas, sistema de captação de água da chuva e iluminação integral de LED, o Ecoark acaba de ganhar o selo LEED de construção sustentável, o que atesta a sua qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.

Destaques Horizonte, para você:
Cidade de plástico 
A onda verde chega às construções 
Casa feita de garrafa PET 

Publicado em 19/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo