Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Humanos e animais se ajudam em reabilitação

Prisão norte-americana mantém animais vítimas de maus tratos para que os detentos cuidem

foto: Divulgação/Upworthy
Infratores e animais se conectam na esperança de um futuro melhor (Imagem: Divulgação/Upworthy)

Quem é capaz de julgar alguém? Quem é tão ruim a ponto de não merecer uma segunda chance? Partindo da premissa básica que nenhum indivíduo é melhor do que o outro, a resposta, para as duas perguntas,  é: ninguém. Pensando nisso, o Centro de Detenção do condado de Monroe, na Flórida, Estados Unidos, uniu seres humanos punidos por atos infratórios e animais abandonados e/ou maltratados para que juntos se ajudem a alcançar uma nova vida.   

No começo, há 21 anos, eram apenas alguns patos. Hoje, uma verdadeira fazenda localiza-se ao lado do presídio. São 150 animais, incluindo três preguiças, uma alpaca, chamada Floco de Neve, tartarugas, alguns répteis, o mini cavalo Amendoim e, claro, os patos.

Estes animais chegam à fazenda através de uma rede de resgate da polícia norte-americana que abrange diferentes partes do país. Esses animais precisam de uma reintegração social e cuidados rigorosos antes de serem devolvidos ao seu habitat natural. Para que os animais possam se recuperar no menor tempo possível, os detentos, junto a um grupo de veterinários e outros profissionais cuidam diariamente deles.

Essa troca que há mais de duas décadas está dando certo, é sustentada pela própria comunidade do condado, através de doações. Como agradecimento, e prestação de contas aos que patrocinam o local, duas vezes por mês a fazenda é aberta à visitação, e recebe, em média, 200 pessoas por dia.

A troca já reintegrou milhares de pessoas e centenas de animais. Talvez por empatia de seres em situações semelhantes, ou coincidência, mas no final desta história, ex-detentos, sociedade e animas têm um final feliz.

Destaques Horizonte, para você:
O povo que defende o peixe-boi 
A protetora dos tamanduás 
Namíbia: entre o deserto vivo e o santuário selvagem 

Publicado em 17/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo