Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Como fazer o descarte do lixo eletrônico

Aprenda como fazer o descarte correto de eletrônicos e ajude o meio ambiente

foto: Goodstorage
Computadores velhos podem ser doados para a reutilização em projetos sociais ou desmontados para aproveitamento dos metais, plásticos e outros componentes. Celulares se transformam em novos objetos metálicos. E as pilhas e baterias têm seus componentes químicos e metais separados para fazerem novos produtos. (Imagem: Goodstorage)

Segundo dados do Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, o impacto ambiental causado por lixo eletrônico no mundo varia entre 2% e 4% e soma cerca de 20 a 50 milhões de toneladas descartadas anualmente. E o Brasil concentra a maior parte de descarte por pessoa no mundo.

Mas, você sabe o que pode ser considerado lixo eletrônico? Em geral, notebooks, computadores, telefones celulares, baterias, televisores, câmeras fotográficas e impressoras, e demais aparelhos que você tenha em casa, como DVDs, videogames, blu-ray, etc.

O problema
Os produtos eletrônicos possuem substâncias tóxicas, como chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, lítio, etc., metais pesados que contaminam o solo e a água e podem causar danos irreversíveis à nossa saúde e à dos animais, caso sejam absorvidas em grandes quantidades. Para termos uma ideia, em 1 tonelada de computadores há mais ouro do que em 17 toneladas desse minério bruto, segundo dados da ONU – Organização Nações Unidas.

Além disso, esses produtos possuem componentes ou embalagens de materiais como plástico e vidro, que demoram muito tempo para se decompor.

Vida útil dos aparelhos eletrônicos
Para reduzir esse problema, uma das opções é aumentar o intervalo de troca dos seus equipamentos. A vida útil de smartphones, por exemplo, pode chegar a 2 anos. A de uma televisão, 10 anos. E pode ser até uma boa desculpa para resistir aos lançamentos e promoções.

Como descartar
Caso o descarte seja inevitável, você pode optar pelos caminhos abaixo:

Doação: você pode verificar os projetos sociais próximos à sua casa e realizar doações. Algumas delas utilizam as máquinas para fins profissionais (na administração do local), educativos (com aulas de informática) ou podem desmontar os equipamentos e vender as peças para arrecadar fundos.

Reciclagem: ao reciclar esses aparelhos, contribuímos para a sustentabilidade do planeta, reduzindo a necessidade de exploração dos recursos naturais. Através da plataforma E-lixo Maps você pode encontrar lugares para descartá-los corretamente.

Precisa de espaço para guardar o que não é descarte?
Na GoodStorage você guarda o que quiser pelo tempo que precisar (www.goodstorage.com.br)

Destaques Horizonte para você:
Em 13 anos, lixo urbano poderá ser quase duas vezes maior do que é atualmente
Sucata eletrônica
O lixo da era digital

Publicado em 03/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo