Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Tetos verdes são obrigatórios na França

Paris sanciona lei que determina que prédios empresarias e comerciais possuam tetos verdes ou placas solares

foto: Wikimedia Commons
Os telhados verdes não trazem benefícios apenas para os usuários, mas, principalmente, para as cidades. Eles têm capacidade de inserir o verde onde antes era tido como impossível e melhorar a qualidade de vida de todo o centro urbano (Imagem: Wikimedia Commons)

Cada dia que passa as cidades necessitam ainda mais de soluções sustentáveis para que possam continuar funcionando e nos proporcionar o mínimo de segurança e conforto. A alta concentração de pessoas, veículos e indústrias faz com que a poluição seja uma realidade cada vez mais latente. O cinza usurpa o que antes era verde e ver algumas espécies nos grandes centros vira evento, e até motivo de espanto.

Para afastar a poluição e trazer um pouco mais de qualidade de vida aos cidadãos, Paris implantou os tetos sustentáveis. A nova lei determina que prédios comerciais e/ou empresariais devem ter telhados verdes ou placas solares.

Os ativistas franceses, ao levantar a proposta aos governantes, pediam que todos os prédios fossem obrigados a ter vegetaçãos nos telhados, inclusive os residenciais. Mas os parlamentares entenderam que a medida teria um custo muito alto aos moradores e sancionarem a lei apenas para empresas.

Na cidade de São Paulo, em julho de 2007, o estão prefeito Gilberto Kassab regulamentou a lei que todas novas construções, residenciais ou não, sistema de aquecimento de aquecimento de água por energia solar. Mas a grande maioria das atitudes sustentáveis partem da vontade dos próprios cidadãos ou empresas que anseiam por um futuro melhor. Como um shopping Eldorado, na cidade de São Paulo, que possui um horta em seu telhado, onde os próprios funcionários consomem e cuidam dos alimentos. O ponto de ônibus de Salvador com jardim suspenso, ou o de Florianópolis com teto verde e placas de energia solar.

Destaques Horizonte para você:
A onda verde chega às construções 
Energia Solar: uma fonte de energia generosa, limpa e inesgotável 
Escola estadual de SP passa a usar energia solar 

Publicado em 02/05/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo