Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Time de futebol produzirá mel em estádio

Clube usa impacto social do esporte para auxiliar na preservação de polinizadores

foto:
O time de Hamburgo é distinto em sua essência, valoriza a participação das crianças e é completamente contra preconceitos. Suas ações ambientais e sociais tem o aproximado da população. (Imagem: Reprodução/Facebook Oficial St. Pauli)

O St. Pauli, time da segunda divisão da Bundesliga (liga profissional de futebol da Alemanha), irá auxiliar no repovoamento de abelhas que sofreu grande decréscimo nos últimos anos. Além da proteção, a iniciativa tem como intuito conscientizar a população sobre a importância destes insetos para o meio ambiente.

“As colônias de abelhas polinizam flores em um raio de cerca de três quilômetros. Estamos felizes por desempenhar um papel na diversidade ecológica e ficaria contente se os torcedores e habitantes tivessem em suas varandas e janelas caixas “amigáveis a abelhas”, disse Andreas Rettig, CEO do St. Pauli.

Crianças poderão acompanhar a colheita do mel no estádio Millerntor, para entender melhor o processo e importância das abelhas, que terão suas colônias supervisionadas pela apicultura Marleena. Além disso, um “reality show” das abelhas também será produzido, onde os interessados acompanharão, em tempo real, através de webcam, o comportamento dos insetos.

Segundo uma pesquisa realizada por Tereza Giannini, do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável (ITVDS), e doutora em ecologia pela USP, publicado na revista Journal of Economic Entomology, 85 culturas dependem da polinização para que tenham um bom desenvolvimeno, e outras 30 não existiriam sem o trabalho destes pequenos animais, como a abóbora e a acerola.

A ideia  é vender o mel na loja oficial do clube, dentro do próprio estádio, localizado em Hamburgo. O produto já tem nome definido: Ewaldbienenhonig, em homenagem a Ewald Lienen, técnico do time. “Acho justo e importante que tomemos esta medida ecológica e responsável. O nome do mel me parece familiar”, afirmou o atual treinador do St. Pauli.

Destaques Horizonte para você:
A importância dos polinizadores na agricultura 
Cadê a abelha que estava aqui? 
Alerta sobre declínio das abelhas em documentário  

Publicado em 27/04/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo