Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Uma nova forma de pensar sobre educação

Além da matemática, escola ensina valores sustentáveis aos seus alunos

foto: divulgação
Nas aulas os alunos são preparados para ingressar nas melhores universidades do mundo, caso este seja o seu interesse (Imagem: divulgação)

Quando você pensa em escola o que vem em sua cabeça são fileiras e mais fileiras de carteiras, com alunos sentados um atrás do outro, um quadro enorme, um professor autoritário, pó de giz voando e explicações sobre coisas que, possivelmente, nunca mais serão usadas em nossas vidas? Pois este conceito já está ultrapassado, em Bali.

A instituição Green School Bali é uma escola naturalista que caiu nas graças do mundo todo devido a sua infraestrutura e proposta pedagógica.

foto: divulgação
A escola que é praticamente inteira construída com bambu, tem 80% de sua energia elétrica captada por painéis solares (Imagem: Divulgaçaõ)

Inaugurada em setembro de 2008, a escola tem como intuito reconectar os jovens com a natureza, em uma era cinza, urbana e tecnológica, e ensinar coisas que eles realmente usarão em seu dia-a-dia. Desta forma as crianças aprendem desde cedo a importância da sustentabilidade e do meio ambiente.

Toda a infraestrutura foi desenvolvida nos princípios da permacultura. Alunos cultivam hortas que servirão de alimento para eles e para a comunidade. Bambu, grama e lama são matérias-primas para 90% das estruturas.

John e Cynthia Hardy idealizaram a escola após assistirem o documentário “Uma verdade inconveniente”, de Al Gore, e lerem o texto “Três Primaveras”, de Alan Wagstaff. O projeto que começou com 98 alunos, hoje é premiado pelo The Greenest School on Earth.

Destaques Horizonte para você:
Desenvolvimento sustentável nos jardins e horta da escola 
Escola Pamáali - 3 mil anos de história em 11 anos de vida 
Escola sustentável na África ganha reconhecimento internacional 

Publicado em 20/04/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo