Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Segundo dia do GIFE destaca a política

O segundo dia do 9º Congresso GIFE trouxe a tona assuntos ligados a política, debatendo tecnologias, democracia, colaboração e sustentabilidade. Veja como foi:  

Tecnologia, inovação política e democracia
Para abrir o segundo dia do GIFE, a política entrou em pauta. Inovadores, cientistas sociais e empreendedores debateram a forma com que o Brasil faz política. Pensando em mudanças para um país que ainda é um diamante lapidado, profissionais dialogaram como empresas, caso façam investimentos corretos, têm força para mudar o país.

A tecnologia também teve o seu espaço quando o assunto foi a política. Inovadores sociais discutiram formas de apresentar leis, mudanças e projetos de forma didática, clara e acessível aos cidadãos. Como era de se imaginar, a tecnologia de aplicativos foi a mais mencionada durante o evento.

foto: DIVULGAÇÃO/GIFE
O painel "Governança Colaborativa - Conectando o Investimento Social Privado e Políticas Públicas", mediado por Andreia Rabetim (Fundação Vale). Participaram da discussão Anna Peliano (Comunitas), David Saad (Instituto Natura), Marcos Vinicius de Souza (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC) e o advogado Eduardo Szazi (Szazi Bechara Storto Adogados) (Foto: Divulgação/GIFE)

Governança colaborativa
Um dos painéis do 9º congresso GIFE elucidou a evolução do investimento social privado, da década de 1990, onde a sociedade civil passou a ter maior força sobre as empresas, até hoje. Com estes levantamentos foi possível perceber a crescente no engajamento das empresas.

Neste sentido, personalidades apresentaram como estes programas estão contribuindo com as empresas e com a sociedade. Um dos exemplos citados foi o Pronatec que teve grandes avanços na taxa de empregabilidade a partir do momento em que o diálogo com os empresários passou a existir.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O ano de 2015 foi encerrado com a COP21 e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, estipulada pela ONU. O tema veio a tona no 9º Congresso GIFE e por um instante o privado saiu de questão. Foram debatidas maneiras de implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável nos mun[ícipios, e quais devem ser eles. Ouviu-se o lado administrativo, como o prefeito de Divinópolis (MG), Vladimir Azevedo, especialista como David Schimidt, coordenador-geral de pojetos especiais da Secretaria Nacional de Articuação Social, e ativistas como Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos gestores públicos uma agenda eficiente de desenvolvimento sustentável.

Veja como foi o primeiro dia do evento

O congresso GIFE é o principal encontro sobre investimento social no Brasil, realizado desde 2000, de dois em dois anos. Sua nona edição acontece de 30 de março a 1º de abril de 2016, na cidade de São Paulo.

Publicado em 01/04/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo