Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Bett Brasil Educar anuncia tema desafiador para edição de 2016: Melhor Educação, Melhor Sociedade

Com foco no debate e na busca de soluções que integrem a sociedade e a escola brasileiras, evento reunirá ampla gama de conferencistas e expositores alinhados com as principais demandas do segmento educacional

foto: Divulgação
O evento acontecerá no mês de maio, no antigo Imigrantes Expo, para saber mais acesse: http://www.bettbrasileducar.com.br/ (Imagem: Divulgação)

Cientes da crescente importância da educação para o desenvolvimento econômico e social do País, com a redução das desigualdades, ampliação da consciência cidadã e promoção de oportunidades de inserção produtiva e social a todos os brasileiros, a Bett Brasil Educar 2016, maior evento educacional da América Latina, que acontecerá de 18 a 21 de maio, no São Paulo Expo, definiu como tema para o seu tradicional congresso: “Melhor Educação, Melhor Sociedade”. Alicerçada neste conceito, a edição de 2016 apresentará um mosaico de resultados de pesquisas, tendências, conhecimentos e práticas relevantes para promover a formação profissional dos milhares de educadores que participam do evento. “Estamos integrando a já conhecida expertise em formação profissional de gestores e educadores às necessidades prementes de transformação da educação definidas pela sociedade contemporânea”, explica Vera Cabral, consultora de educação e uma das curadoras da Bett Brasil Educar 2016.

O evento é composto pelo congresso e pela exposição. O Congresso tem por objetivo contribuir para a formação profissional continuada de educadores, com inscrições pagas e certificação aos participantes. A área de exposições, de acesso gratuito, propicia oportunidades de conhecimento e experimentação de soluções educacionais, desde as mais tradicionais às mais inovadoras.

As atividades do Congresso organizam-se segundo cinco eixos articuladores:

    1) Profissão e Formação Docente: serão apresentados temas que envolvem melhores condições de trabalho docente nas escolas, políticas de formação de professores, questões da identidade e papel do professor diante das novas tecnologias, material didático, planejamento da ação educativa, metodologias ativas e participativas, entre outros. A qualidade da educação e da escola pressupõe a qualidade da formação inicial e continuada de professores.

    2) Práticas Escolares: Focado nas práticas do dia a dia escolar, apoia-se em estudos, pesquisas e na experiência de escolas e projetos inovadores, que avançam e reposicionam a educação em nossa sociedade.

    3) Políticas Educacionais e Inovações Curriculares: Neste eixo, discute-se o recente marco legal da educação brasileira - o Plano Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e a Base Nacional Curricular Comum, e suas implicações sobre a prática e a melhoria da qualidade da educação nas escolas e no país. Traz o debate sobre o currículo como centro das definições urgentes que norteiam a educação e a sociedade: o que se espera como resultado da educação básica? Quais são os constituintes curriculares da escola da diversidade, da escola que humaniza, que valoriza as culturas, a ética; da escola que prepara os nossos jovens para a inserção produtiva no mundo de hoje e do futuro?    

    4) Aprendizagem: “Ciclos da Vida e Ciclos da Escola”. A proposta deste eixo é revisitar teorias e, principalmente, as práticas de ensino e processos de aprendizagem, a partir de novos conhecimentos, novas soluções e recursos: as contribuições da ciência, em especial da neurociência e das novas tecnologias, como viabilizadores da aprendizagem, respeitando diferenças, distintos ritmos, processos e criando oportunidades para todos.

    5) Gestão e Qualidade Social: aliar conhecimentos científicos e habilidades de gestão, domínio técnico e formação cultural e humana para lidar com pessoas, processos de produção e organização de modernas estruturas de serviços, de convivências pluralistas e de eficácia administrativa. Como gerir uma escola nesse contexto de transformação em que vivemos e como incorporar essas questões na prática cotidiana da gestão escolar.

Em 2016, o evento integrará as especificidades da tecnologia ao contexto geral da educação e da inovação, que são focos tradicionais do evento. “Entendemos que não faz mais sentido tratar tecnologia em separado, pois ela permeia todos os processos pedagógicos”, diz a consultora de educação da Bett Brasil Educar 2016. “As novas soluções e recursos de tecnologia são importantes aliados para a potencialização do protagonismo do aluno e do professor, para a conquista da qualidade da aprendizagem, da excelência social e cultural das relações de ensino e de aprendizagem. Fazem parte do nosso cotidiano, do nosso mundo e não podem estar fora da escola”, complementa Vera Cabral.

Como novidade, a Bett Brasil Educar 2016 terá 16 mini cursos, com 4 horas de duração cada um. O objetivo é promover sessões de trabalhos mais específicos em que o participante – professor ou gestor - possa se aprofundar em um tema diretamente relacionado à sua prática em sala de aula. “O objetivo é que o profissional tenha subsídios, ideias ou recursos eficazes e que isso faça a diferença na sua prática educacional”, afirma Vera Cabral.

A área de exposições também trará importantes conteúdos, de caráter informativo e de atualização, gratuitos a todos os visitantes. Assim, alguns exemplos são: a Área de Startups – empresas nascentes, inovadoras, que mostrarão suas contribuições para a melhoria da educação; o espaço Aula Interativa – soluções e práticas inovadoras, que utilizam recursos de tecnologia e mudam a conformação tradicional das aulas, com ganhos de aprendizagem, serão apresentados por quem os implementa: professores e, por vezes, alunos, e o Auditório do Saber – sessões específicas sobre inovações educacionais, da educação básica ao ensino superior.

Mais uma vez, a Bett Brasil Educar reunirá os principais players do mundo da educação: editoras, sistemas de ensino, empresas de tecnologia, de aplicativos e soluções, produtos e serviços de ponta, alinhados com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Serviço:Bett Brasil Educar 2016
Data: 18 a 21 de maio
Horários: Quarta (18/5/2016): das 9h às 19h30 | Quinta (19/5), Sexta (20/5) e Sábado (21/5): das 09:00 às 19:00
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo) - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP - www.saopauloexpo.com.br:

Informações para a Imprensa:
(11) 3539-9901 | e-mail: info@baruco.com.br
Erika Baruco (11) 9.9900-7448 | e-mail: erika@baruco.com.br
Ricardo Berlitz (11) 9 9645-2067 | e-mail: berlitz@baruco.com.br
Bruna Carvalho (11) 9 8749-6742 | e-mail: carvalho.bruna@baruco.com.br

Por: Baruco Comunicação Estratégica

Publicado em 14/03/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo