Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Pele 3D elimina animais em teste de cosméticos

O método garante, sem nenhum tipo de sofrimento, mais precisão e confiabilidade em novos produtos

foto: Reprodução/Youtube Grupo Boticário
Uma unidade de pele reconstituída pode durar 7 dias, enquanto uma amostra "in natura" duraria apenas 72 horas, além disso, ela permite que se realizam diversos testes sem alterar a qualidade (Imagem: Reprodução/Youtube Grupo Boticário)

O Grupo Boticário, detentor de renomadas marcas de cosméticos, utiliza, desde o final de 2015, tecidos feitos em laboratório, a partir de células humanas, para testar os seus produtos.

O material é produzido camada a camada a base de enxertos e fica muito semelhante ao tecido humano. Para a produção são coletadas peles descartadas em cirurgias plásticas, com consentimento do doador e completamente dentro dos padrões expedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

A tecnolofia permite a reprodução de pele em qualquer tonalidade e faixa etária, sendo necessária apenas uma amostra de pouco mais de 1 cm para a realização dos testes.  A nova modalidade é reconhecida pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), e os testes são mais rápidos e simples, indicando através da mudança de cor a probabilidade do produto causar irritações.

Segundo a assessoria do Grupo, não há intuito de comercialização da tecnologia para outras empresas, mas a equipe se dispõem a compartilhar, sem custos, a técnica com outros fabricantes através da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA).

A tecnologia desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, gerou uma grande revolução na indústria, que poderá deixar de utilizar animais, e boa parte dos estudos clínicos feitos em humanos voluntários, não expondo nenhum tipo de ser vivo ao perigo.

Vale lembrar que, recentemente, foi aprovada a lei que obriga as indústrias a reduzir o uso de animais em testes de produtos de beleza, técnica abandonada pelo Grupo Boticário há mais de 15 anos.

Confira o vídeo desenvolvido pela empresa, com toda a explicação do funcionamento da Pele 3D:



LEIA MAIS:
Soluções que vieram para ficar 
Moda consciente 
Soluções que transformam o Brasil 

Publicado em 18/01/2016


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo