Horizonte, educação e comunicação
 
 
ONLINE

Empresário oferece banho a moradores em situação de rua

Iniciativa acontece há cerca de um mês, na cidade de Vitória da Conquista (BA) e já possui interessados, de outros estados, querendo reproduzir o projeto

foto: Banho Solidário/Divulgação
O banho é a situação mais crítica para moradores em situação de rua, que recebem alimento e roupas de instituições, mas só tomam banho quando postos de gasolina sedem baldes de água (Foto: Banho Solidário/Divulgação)

Para nós que temos a felicidade de ter uma água quentinha escorrendo diariamente pelo corpo pode parecer só um banho, uma coisa simples, mas para o empresário Cláudio Lacerda, do sudoeste da Bahia, está ação transformou-se em uma grande iniciativa social onde ganham melhores condições de higiene e saúde.

O “Banho Solidário” estaciona, uma vez por semana, no centro de Vitória da Conquista e atende, em média, 20 pessoas a cada 2 horas e meia. A estrutura foi montada junto com um amigo do Cláudio, proprietário do Reboques Aliança. A caminhonete disponibilizada guincha dois banheiros (um feminino e um masculino), e uma pia. Cada um dos chuveiros tem uma vazão de 17 litros de água por minuto, aquecidos pelo aquecedor de passagem da Orbis Brasil.

foto: Banho Solidário/Divulgação
Na ação que atende 20 pessoas em pouco mais de 2h é comum ouvir pessoas cantando durante o banho (Foto: Banho Solidário/Divulgação)

Toda a estrutura foi montada com recursos próprios e com custos que ele prefere não revelar. Além do banho, Claudio oferece toalha e materiais de higiene, como sabonete, xampu, creme de barbear, gilete e desodorante.

O empresário relata que desde o começo da iniciativa algumas pessoas o procuraram para oferecer apoio financeiro, mas ele afirma que o que precisa é de voluntários que possam doar atenção aos atendidos, que muitas vezes pedem ajuda sobre questões de higiene, expedição de documentos, recuperação de dependência química e até apoio psicológico, e, quem não tem oportunidade de oferecer este tipo de apoio, pode ajudar com materiais de higiene.

O projeto que tem pouco mais de um mês já despertou interesse em um mineiro que deseja replicar o “Banho Solidário” em sua cidade.

Leia mais:
Desenvolvimento sustentável nos jardins e horta da escola
Expedicionários da Saúde salvam vidas na Amazônia
Conheça o projeto educacional que está transformando um bairro de Salvador

Publicado em 14/10/2015


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2017 Horizonte, educação e comunicação. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo