Editora Horizonte
 
 
EDIÇÃO 148

Luta, dança ou esporte? A capoeira está a um passo para se tornar patrimônio cultural da Humanidade

Perseguida no passado, a capoeira vive um inédito reconhecimento e pode ser reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da Humanidade

foto: iStockphoto
Estimulados pelo berimbau, os praticantes mais evoluídos são capazes de realizar perfomances físicas impressionantes Foto: iStockphoto

Capoeira é liberdade, expressão, arte, filosofia, música, amor, alegria. Meu mestre costuma falar que a capoeira é o único kung-fu que tem música e o único balé que tem pancada”, explica o baiano Ronivon Nascimento dos Santos, ou Bico-Duro, como é conhecido o mestre que há 20 adotou a capoeira como uma filosofia de vida. Sua explicação é coerente com o verdadeiro emaranhado artístico que resultou na criação dessa luta, que pode ser dança, que pode ser jogo.

Desde que a prática da capoeira deixou de ser considerada crime, em 1940, suas raízes têm ultrapassado as fronteiras do Brasil. Hoje, ela é praticada em mais 150 países. Reconhecida em sua pluralidade expressiva, em 2008 foi declarada patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dando seu tempero característico em diversas dimensões da cultura, seja como luta, dança, esporte ou jogo, a capoeira não se limita a nenhum desses atributos por tratar-se de uma manifestação complexa e multidimensional. Após um passado repleto de dificuldades, a Roda de Capoeira aguarda na fila o esperado momento de ser reconhecida internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Confira a reportagem completa na edição 148!
Já nas melhores bancas ou compre aqui

foto: Divulgação

EXCLUSIVO ON-LINE

Na cadência da capoeira
Para saber mais sobre a música dentro do universo da  capoeira confira uma entrevista exclusiva com o inventor do berimbau elétrico e o regente da Orquestra de Berimbaus, Dinho Nascimento.


Publicado em 15/08/2013


 
 
 
 
 
Loading


Anuncie Edição do Mês
Já nas bancas
Assine
Anuncie
 
 
 
 
     
 
© 2012 Editora Horizonte. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo